Segundo Fipe, Ilhéus é o terceiro destino na Bahia preferido dos paulistas
Pelo segundo ano consecutivo, a Bahiatursa e a Operadora de Turismo Nascimento se juntam para realizar capacitações sobre o destino Bahia em municípios do interior de São Paulo. O Road Show Nascimento/Bahiatursa acontece entre os dias 29 e 31 deste mês, com workshops, rodadas de negócios para agentes de viagem. Eles também assistem a uma peça teatral com o ator baiano Caco Monteiro, que apresentará de forma irreverente a diversidade cultural da Bahia.
A caravana começa pelo ABC paulista, segue para Campinas, passa por Bauru e finaliza na feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp),
Na edição de 2012, o road show passou por Santos, Campinas e Ribeirão Preto. No total foram 344 profissionais de 22 cidades paulistas, que conheceram as novidades da operadora para o destino. “Logo após a realização do evento, de agosto a dezembro, tivemos um incremento de 34% nas vendas de pacotes para a Bahia. Somente nesses primeiros seis meses de 2013, as vendas subiram em 60%”, ressalta o gerente de planejamento e marketing da Nascimento, Adriano Gomes.
Segundo o gerente, a Bahia é o destino mais vendido da Nascimento. Das 20 cidades mais procuradas do Brasil, sete são baianas, com Praia do Forte, Porto Seguro e Salvador liderando o ranking. A operadora tem atualmente cerca de 400 programas da Bahia, com pacotes que variam entre R$ 500 o mais básico até R$ 14 mil com os melhores resorts. “Além dos pacotes convencionais, exploramos também outros nichos, como por exemplo, a pesca esportiva, o turismo de golfe, a Stock Car e o São João”.
Salvador e Litoral Norte respondem por 41,6% dos turistas nacionais que visitam a Bahia. A capital, que possui a uma maior oferta de hotéis (35 mil leitos), pousadas e imóveis para aluguel, representa 32,5%, enquanto Praia do Forte, Costa do Sauípe e Imbassaí somam 9,1%.
Porto Seguro é o segundo destino mais visitado, com 9%. Em seguida estão Ilhéus (4,3%), Prado (3,8%), Praia do Forte (3,5%), Morro de São Paulo (3,4%), Arraial D’Ajuda (3,3%), Costa do Sauípe (2,9%), Imbassaí (2,7%), Maraú (2,5%), Itacaré (2,2%), Lençóis (1,8%) e Trancoso (1%).